Dólar sobe e volta a tocar os R$5,00 com dados do mercado de trabalho dos EUA

slot on line2024-04-30 03:16:58825

Logotipo Reuters

 

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) -O dólar à vista subiu e voltou a tocar nos 5,00 reais nesta quinta-feira, para depois encerrar o dia levemente abaixo deste nível, com as cotações acompanhando o avanço da moeda norte-americana no exterior, após dados do mercado de trabalho reforçarem a perspectiva de corte de juros nos EUA apenas mais à frente.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9956 reais na venda, em alta de 0,55%. Em fevereiro, a moeda acumula ganho de 1,16%.

A moeda norte-americana à vista oscilou no território positivo durante todo o dia no Brasil. No início da sessão, os dados da inflação em janeiro foram monitorados, mas não chegaram a influenciar de forma decisiva os preços das moedas, impactando mais diretamente os negócios com juros futuros.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,42% em janeiro, ante alta de 0,56% em dezembro. Apesar da desaceleração na margem, a inflação do mês em janeiro ficou acima das expectativas em pesquisa da Reuters, de alta de 0,34%.

O exterior, por sua vez, exercia maior influência sobre as cotações. A perspectiva de que o Federal Reserve cortará juros apenas em maio ou depois disso foi reforçada por novos números da economia.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego estaduais caíram em 9 mil na semana encerrada em 3 de fevereiro, para 218 mil em dado com ajuste sazonal, informou o Departamento do Trabalho dos EUA. Economistas consultados pela Reuters previam 220 mil pedidos para a última semana.

Em reação, os rendimentos dos Treasuries voltaram a subir, assim como o dólar ante boa parte das demais divisas, em meio à leitura de que o mercado de trabalho resiliente dificulta o início do ciclo de cortes de juros pelo Fed.

No Brasil, após marcar a cotação mínima de 4,9721 reais (+0,08%) às 9h15, o dólar à vista registrou a máxima de 5,0025 reais (+0,69%) às 13h52 -- já após os dados do mercado de trabalho.

Assim como ocorreu na última segunda-feira, o dólar encontrou certa resistência ao tocar os 5,00 reais e, no segmento à vista, retornou para abaixo deste patamar.

No mercado futuro -- o mais líquido no Brasil -- a moeda norte-americana para março se mantinha levemente acima dos 5,00 reais neste fim de tarde.

Na B3, às 17:16 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,56%, a 5,0055 reais.

Os negócios no Brasil ocorreram nesta quinta-feira sob um pano de fundo político conturbado, em meio à operação da Polícia Federal que investiga tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém, esses desdobramentos tiveram pouco ou nenhum efeito nas negociações.

No exterior, o dólar seguia em alta no fim da tarde.

Às 17:16 (de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,11%, a 104,140.

(Edição de Alexandre Caverni e Isabel Versiani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aquipara receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Endereço deste artigo:http://yoya3.81912.450481.com/html/26f599968.html
Aviso de direitos autorais

Este artigo representa apenas a opinião do autor e não representa a posição deste site。
Este artigo foi publicado com permissão do autor e não pode ser reproduzido sem permissão.。

Popular em todo o site

Taxa média de juros tem leve queda em 2023

Aliança com Marta é para “vencer bolsonarismo” em SP, diz Boulos

Fierce fighting rages in Gaza as Israel

Startup desenvolve novo aplicativo de tradução simultânea universal

U.S. special counsel completes probe into Biden's handling of classified documents

Rui Falcão espera filiação de Marta antes do Carnaval

Acidente entre ônibus e caminhonete deixa ao menos 8 mortos em MG

"Sem café: Sem história, sem futuro"

Ligações